Estudos

O estudo doutrinário, visa à edificação da fé, à reforma íntima, à resignação e à esperança, ao despertamento para o amor e ao serviço ao próximo.

“Os livros espíritas vêm instruir-nos para o nosso melhoramento e avanço e não para revelar-nos o que não devemos saber ainda, o que só deve ser conseguido pelo nosso trabalho” (Léon Denis)

LER E ESTUDAR

    “ Examinai tudo e retende o bem” (Paulo, 1ª carta aos Tessalonicenses)

    “ A verdade vos libertará” (Jesus)

    “ A vacina contra a ignorância é a instrução” (Chico Xavier)

a) Ler

Ler, sim, e ler sempre, mas saber o que lemos.

Isso é o mesmo que reconhecer o impositivo da alimentação física, na qual, todas as criaturas de bom-senso, atendem à seleção necessária. Ninguém adquire géneros deteriorados para a formação dos pratos que consome.

b) Estudar

Estudar, sim, e estudar sempre, mas saber o que estudamos.

Isso é o mesmo que reconhecer o impositivo da instrução, na qual todas as criaturas de bom-senso atendem ao critério preciso. Ninguém adquire páginas dissolutas para fortalecer o caráter.

c) Cuidados

O homem filtra a água, efectua os prodígios da assepsia, imuniza produtos do mercado popular e vacina-se contra moléstias contagiosas, no entanto, por mais que levante os princípios de controle da imprensa, encontra, a cada passo, reportagens sanguinolentas e livros enfermiços, nos quais o vício e a criminalidade, frequentemente, comparecem disfarçados em belas palavras, semelhando cristais de alto preço, carregando veneno.

d) Para reflexão

“A finalidade da Doutrina Espírita é educar o ser.”

“O homem tem de ter um projecto de mudança espiritual.”

“O progresso do homem depende do seu próprio esforço.”

“Uma virtude cristã: disponibilidade para aprender e servir.”

“Cada dia é uma nova oportunidade. É como se renascesse de novo.”

” O primeiro livro que veio para a humanidade, era de pedra e foram os 10 Mandamentos.” (Chico Xavier)

“A solução das nossas dificuldades está na nossa moral.”

“Os livros não são para passar o tempo. São para mudarmos o nosso interior.”

“Ler com atenção, procurar entender o significado do que se lê, pensar cuidadosamente sobre o que aprendeu e tentar aplicar o aprendido.”

“O Espírito deve ser cultivado como um campo. Toda a riqueza futura depende do trabalho espiritual”. (ESE)

“Pensai nas coisas de cima, não nas coisas da Terra” (Paulo aos Colossenses, 3:2)

“A riqueza espiritual é a riqueza mais produtiva

A leitura foi sempre a minha distração predilectaDepois da oração, o livro é a única escola pela qual o céu pode chegar à Terra” (Bezerra de Menezes)

A leitura foi sempre a minha distração predilectaDepois da oração, o livro é a única escola pela qual o céu pode chegar à Terra” (Bezerra de Menezes)

“P: Qual o caminho para chegar a Deus? Isto é, para alcançar a salvação?

É a aplicação do Evangelho no nosso dia-a-dia, ou seja, a lei do amor ao próximo: perdão, tolerância, humildade, fraternidade.” ( O Livro dos Espíritos)

e) Conclusões

Leiamos e estudemos, sim, quanto nos seja possível, honrando o trabalho dos escritores de pensamento limpo e nobre que nos restaurem as forças e nos amparem a vida, mas evitemos as páginas em que a loucura e a delinquência se estampam, muitas vezes, através de alucinações fraseológicas de superfície deleitosa e brilhante, porquanto, buscar-lhes o convívio equivale a pagar corrosivo mental ou perder tempo.

f) Bibliografia

O livro da esperança
Outra literatura